O segredo das frutas e vegetais


fruitO famoso ditado “você é o que você come” não poderia ser mais verdadeiro. Dentro das frutas e vegetais que consumimos, existem vitaminas e nutrientes essenciais para a nossa saúde, por isso a importância de montar pratos bem coloridos em todas as refeições.Curiosamente, é a cor destes alimentos que determinam suas propriedades. Confira a característica de cada um a partir das suas cores:

Vermelho:

Frutas como morango, framboesa, tomate, caqui, melancia e cereja são ótimas antioxidantes, e ajudam a prevenir o câncer de próstata, pois contém alto grau de licopeno (responsável por dar a cor vermelha à elas). As frutas vermelhas também estimulam a circulação sanguínea, por conta da antocianina.

Morangos;

Framboesa;

Tomate;

Caqui;

Melancia;

Cereja;

Amarelo e Laranja:

Cenoura, pêssego, laranja, mamão, manga e abóbora são ricos em vitamina B3 e ácido clorogênico, que mantém o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama. Estes alimentos também são ricos no antioxidante beta-caroteno que, além de ajudar a pegar um bronzeado, também protege o coração.

Cenoura;

Pêssego;

Laranja;

Mamão;

Manga;

Abóbora;

Marrom:

Além de melhorarem o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade, depressão e previnem doenças cardiovasculares; o alimentos como aveia, nozes e cereais integrais ajudam em tudo isso, pois contém fibras e vitaminas do complexo B e E.

Aveia;

Nozes;

Cereais Integrais;

Roxo:

O ácido elágico está presente nos alimentos mais arroxeados como uva, beterraba, figo e ameixa. Esta substância traz grandes benefícios à saúde: retarda o envelhecimento e neutralizam as substancias cancerígenas.

Uva;

Beterraba;

Figo;

Ameixa;

Verde:

A clorofila e a vitamina são as principais substâncias dos alimentos verdes como alface, salsão, pimentão e ervas. Estes nutrientes ajudam a desintoxicar as células, protegem o coração, têm efeito anticancerígeno e protegem pele e cabelo.

Alface;

Salsão;

Pimentão;

Ervas;

Branco:

Alimentos da cor branca como couve-flor, banana, leite e cogumelo são ótimas fontes de cálcio e potássio que ajudam na formação e manutenção dos ossos, na regulação dos batimentos cardíacos e no funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Couve-flor;

Banana;

Leite;

Cogumelo;

 

 




2 Comments

  1. suelen disse:

    Muito bom ,amei a matéria, e bem explicado.

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